VIVA O FIM DE SEMANA!

VIVA O FIM DE SEMANA!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

PROGRAMA COMUNIDADE ESCOLA REALIZA SEU V SEMINÁRIO E I FEIRA DO EMPREENDEDORISMO


O prefeito Luciano Ducci abriu nesta quinta-feira (5), no Cietep, o 5º Seminário e 1ª Feira do Empreendedorismo do Comunidade Escola, programa que mantém abertas 85 escolas municipais nos fins de semana para oferta gratuita de cursos, esporte e lazer.

"Esse é o maior programa da Prefeitura em envolvimento de voluntários e mobilização social", disse Luciano Ducci. O Comunidade Escola tem 670 voluntários trabalhando nos fins de semana.

De 2005, quando foi criado, até junho deste ano, o Comunidade Escola ofereceu 44 mil atividades, com cerca de sete milhões de atendimentos. Somente neste ano, foram 900 mil participações.

"Além dos voluntários, o programa envolve servidores, famílias, professores e a iniciativa privada e tenho certeza de que tem influência direta nos indicadores positivos da Educação de Curitiba, que pela terceira vez consecutiva é a capital brasileira com melhor Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica", afirmou Luciano Ducci.

O prefeito também destacou obras previstas e em andamento que contribuirão para melhorar ainda mais a qualidade do ensino oferecido na cidade. "Vamos abrir cerca de 10 mil vagas na educação infantil até 2012, já temos 11 creches e três escolas em construção, e projetos para licitarmos mais 18 creches. Queremos ainda chegar até 2012 com cem escolas participando do Comunidade Escola", disse.

A próxima unidade a ser incluída no programa será a Escola Municipal João Amazonas, no bairro Campo de Santana, na Regional Pinheirinho, em 14 de agosto.

Evento - Na abertura do 5º Seminário e 1ª Feira do Empreendedorismo do Comunidade Escola, a secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet, convidou todos os participantes a refletirem sobre os avanços do programa.

"O Comunidade Escola não nasceu com a cara que tem hoje, ele foi sendo construído e aprimorado ao longo dos anos e hoje é um exemplo de que a cidade pode dar respostas positivas", disse Eleonora.

O evento foi dividido em duas etapas. No seminário, houve relatos sobre experiências com os agentes do Comunidade Escola, apresentações, palestras e show com a Banda Blindagem.

A menina Talia Martins Nunes, de 10 anos, participou da apresentação Karatê, Uma Lição Para a Vida. Ela é faixa marrom no esporte que pratica há dois anos e sete meses, nos fins de semana, na Escola Municipal Ulisses Falcão Vieira, na Cidade Industrial.

"Meu pai ficou sabendo do programa por causa de um amigo que tem uma filha fazendo karatê e achou que eu também podia participar", contou Talia. "É muito bom, o esporte ajuda a ficar forte e saudável", disse ela, ao lado da colega Rethiely Poliana, de 13 anos.

A segunda etapa do evento foi a feira de artesanato, visitada pelo prefeito Luciano Ducci. Os participantes puderam conhecer e comprar o trabalho de 20 artesãos voluntários que dão aulas no programa.

A feirinha exibiu tapetes de crochê, panos de prato, artesanato em EVA e fuxico e a boa vontade de voluntários como Lucia Abaye, que ensina suas técnicas nas escolas da Regional Cajuru.

"Sou pedagoga e psicóloga, mas preferi seguir outro caminho, ajudar pessoas menos favorecidas, ou aqueles que têm problema de interação e com drogas. Um dos meus alunos, que antes tinha dificuldades na vida, hoje faz faculdade, isso é gratificante", contou Lucia.

"Esses artesãos têm a possibilidade de transformar seu trabalho voluntário em futuros negócios. Hoje, a maioria das feiras de artesanato de Curitiba tem barracas para a venda dos produtos que eles fazem e ensinam para a comunidade", disse Eleonora.

Voluntário - Para ser voluntário do Comunidade Escola basta ir até uma das escolas participantes do programa ou às Ruas da Cidadania, escrever para o e-mail comunidadeescola@sme.curitiba.pr.gov.br ou ligar para 3350-3156.

A feira também apresentou serviços de dez secretarias municipais de Curitiba e projetos inovadores de instituições apoiadoras do Comunidade Escola. O programa tem 173 parceiros.

Participaram da abertura os vereadores João do Suco, Renata Bueno, Serginho do Posto e Omar Sabbag Jr., o secretário Antidrogas Municipal, Nazir Abdalla Chain, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Everly Canto.


Fonte: SMCS

Nenhum comentário:

Postar um comentário