VIVA O FIM DE SEMANA!

VIVA O FIM DE SEMANA!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

PROGRAMA COMUNIDADE ESCOLA DE MÃOS DADAS COM A FAMÍLIA CURITIBANA






No ultimo, sábado, dia 17 de Outubro de 2009 aconteceu na Escola Municipal Jornalista Arnaldo Alves da Cruz, na Vila Pantanal o 1º MUTIRÃO DA CIDADANIA- PROGRAMA COMUNIDADE ESCOLA DE MÃOS DADAS COM FAMÍLIA CURITIBANA.

O principal objetivo do evento foi a promoção de conhecimento e desenvolvimento humano, contribuindo para o aprimoramento socioculltural e político do cidadão curitibano, estimulando a participação ativa e consciente de todos os envolvidos.

No cerimonial contamos com a participação da Coordenadora Geral do Programa Comunidade Escola Liliane Casagrande Sabbag que realizou a abertura oficial ao Mutirão reforçando a importância da participação das secretarias, voluntários e parceiros para o crescimento do Programa. Do Administrador Regional do Boqueirão Pablo Ricardo Morbis , representantes das secretarias a nível regional e da Senhora Maria de Lourdes Corres Perez San Roman representando a Presidente da - Fundação de Ação Social - FAS Fernanda Richa.

Foi uma grande festa da cidadania. A comunidade pode contar com os serviços das seguintes secretarias: Secretaria Municipal de Educação- SME- com a organização, voluntários, parceiros, cursos para geração de renda, divulgação, estrutura) , Secretaria Municipal do Trabalho-SMTE que realizou a Carteira de Trabalho , a FAS que deu Orientação sobre identidade, título de eleitor , maquiagem artística, divulgação , a Secretaria Municipal de Saúde-SMS - US Pantanal com Verificação da Pressão arterial, teste de glicose, preventivo realizado na Unidade de Saúde , a COHAB que deu orientações para a comunidade, a Secretaria Municipal de Abastecimento-SMAB- que realizou Oficina da Alimentação Saudável, Secretaria Municipal do Meio Ambiente- SMMA que fez distribuição de mudas de flores, e ofereceu atividades sobre o Meio ambiente, SMS com orientações e exposição sobre vetores, a cama elástica e infláveis ficou por conta da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer- SMEL

Estavam presentes neste dia, vários voluntários e parceiros como a BIC que doou kits de material escolar para serem distribuídos para as crianças e para as pessoas que efetuassem a sua matrícula na EJA, Projeto VOO LIVRE que contribuiu com toda a organização, som , divulgação, apresentações culturais- Teatro, orientações à comunidade, limpeza , Projeto ODRES NOVOS – CEON com Corte de cabelo masculino e feminino, manicure , escova e sobrancelha, escultura de bexigas, camarim de pintura, artesanato de tricô e crochê, palestra: Cuidados Auditivos (atendimento para quem usa aparelho auditivo, teste, manutenção, encaminhamento para quem necessita – fila do SUS), massagem e relaxamento para coluna, massoterapia e apresentações culturais.

Contamos também com a UFPR, que integrado ao Mutirão realizaram o Dia do Carroceiro, essa atividade contou com a participação de alunos e professores do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses e Vetores de Curitiba. Nesse dia os animais foram cadastrados e atendidos pelos alunos participantes do Projeto de Extensão Carroceiro. Os cavalos passaram por exame físico e clínico, receberam vermífugo e banho carrapaticida gratuitamente. Este ação surgiu da necessidade de orientação no trato de animais visando à prevenção de doenças e o desenvolvimento de Projetos que se preocupem com a Saúde Pública.

A Guarda Mirim da Escola Municipal Jornalista Arnaldo Alves da Cruz e Leonor Castellano estavam presentes bem como a Fanfarra da Escola Municipal Wenceslau Braz que abrilhantaram ainda mais o evento.

Voluntários, secretarias, empresas e outros projetos que participaram deste evento contribuíram efetivamente para a construção da cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário